Plantar relações para colher realizações.

 
Relações interpessoais

Muitos clientes me procuram com dificuldades de relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Os relacionamentos são realmente algo de extrema importância no contexto social, contribuindo para desenvolvimento de patologias como depressão, ansiedade e outros casos quando não estão sendo levados de forma positiva.

Relacionar-se melhor permite ao indivíduo ser espontâneo e viver de forma mais saudável em seu ambiente social. Por isso caminho junto com meus pacientes para auxiliá-los a desenvolver melhores relações e consequentemente um desenvolvimento pessoal ou profissional muito melhor.

Com esta temática, trabalho tanto no consultório quanto em palestras e workshops. O desenvolvimento de boas relações pode auxiliar tanto a pessoa em si, como ao ambiente de trabalho.

 
Depressão

A depressão é muito comum nos atendimentos clínicos atualmente e muitas vezes aparece associada a outros transtornos. Ela tem alguns níveis que podem interferir na forma de condução do tratamento, mas acima de tudo volto o meu trabalho para o ser humano em relação, sem focar exclusivamente no diagnóstico.

Assim consigo auxiliar melhor meu paciente a definir o que é necessário para uma vida com mais propósito e direcionamento para aquilo ou aqueles que podem te apoiar nesse momento. Quando necessário, trabalho em conjunto com outros profissionais buscando um tratamento multidisciplinar para auxiliar ainda mais estes pacientes.

 
Comunicação

A comunicação serve de base para viver em sociedade. Saber comunicar-se de uma forma positiva proporciona as pessoas melhores relacionamentos e assim maior qualidade de vida.

Um dos meus propósitos no desenvolvimento do meu trabalho é fazer com que meus clientes consigam se comunicar melhor nos diversos contextos onde estão inseridos. Desta forma, meus clientes conseguem passar a mensagem que realmente querem e se colocar melhor pessoal e profissionalmente.

Este tema trabalho tanto em consultório como também em empresas. É muito comum problemas de comunicação no dia a dia de trabalho, que podem agravar-se e gerar problemas graves. Por isso desenvolver colaboradores para se comunicarem de forma assertiva é de extrema importância para uma equipe integrada e assim uma produtividade maior.

 
Ansiedade

A ansiedade têm dificultado a vida de muitas pessoas no mundo em que vivemos. Ela aparece de diversas formas e em diversos momentos, muitas vezes impossibilitando as pessoas de fazerem coisas que desejam ou precisam fazer.

Junto com a ansiedade há sintomas físicos que também podem influenciar muito no dia a dia. Nesta temática o trabalho multidisciplinar é muito importante, já que outras áreas precisam avaliar os sintomas, garantindo que não se tratem de algo biológico.


Lidar com a ansiedade não é fácil, mas com o apoio da psicologia fica muito mais fácil trabalhar estas questões para que a pessoa consiga quebrar esta barreira.

 
Trauma

Os traumas podem ocorrer em diversos momentos da vida e gerar questões que podem travar ou impedir a pessoa de vivenciar novos momentos ou situações. Muitos autores dizem que a maioria de nós vivenciou ou poderá vivenciar pelo menos uma experiência capaz de gerar um trauma psicológico.


O papel da psicologia é de tratar este trauma, no limite de cada pessoa, para auxiliá-la a vence-lo e poder dar continuidade a seus projetos de vida. Para isso, especialistas apontam que abordagens vivenciais, como o Psicodrama que é a abordagem que utilizo, são mais recomendadas nesses casos. 

 
Terapia de Adolescentes

Muitos adolescentes chegam ao atendimento psicológico por alguma queixa como ansiedade, depressão, dificuldades nos relacionamentos ou comunicação, mas este público requer um atendimento diferenciado.


Estar com um adolescente exige um processo de vínculo e de cuidado diferente do atendimento de adultos, já que estes ainda estão se desenvolvendo e conhecendo a si mesmos.

O processo de psicoterapia com os adolescentes buscará primeiro a criação de um vínculo, o auxílio para que o cliente se conheça melhor para então poder ajudá-lo em sua queixa inicial.